sábado, 9 de novembro de 2013

Ensino Superior: Para onde Vais

     Sou estudante entre as condições possiveis que me deixam ser, gostaria de dar mais aqui mas menos me deixam para mim. Toda esta classe denominada anteriormento como o futuro se transforma num presente passado, ser estudante superior já não é o que queriamos ser. E não, não falo das festas, não menciono as praxes nem alimento as estudantinas/tunas. Ser estudante superior era albergar todo o conhecimento futuro de uma população que quer evoluir, que quer ser "superior", ser estudante superior era ser os novos governantes e editores de novas leis, para erguer e mover um novo país.
     Entre as noticias mais escandalosas como o corte de mais 80,8 milhões a acrescentar aos 700 milhoes já cortados desde 2010, aos cerca de 15 mil alunos que lhes foi amputado às bolsas de estudo cortando assim o acesso às formações que sempre quiseram o estudante é pressionado a ser algo que nunca lhe foi imposto.
     As menos 6 mil candidaturas que ocorreram este ano é um relato de que o estudante superior é uma especie em extinção neste país, atacado não só nas propinas dos cursos mas também no seio da sua familia que se exige o pagamento de uma divida não suportada nem criada por nós.
     Mas também ser estudante superior era ter uma esperança de ser algo melhor, de ver um futuro brilhante à sua frente enquanto estudava, agora ser estudante superior é ser um futuro trabalhador precário ou um futuro desempregado, 1 em cada 4 português desempregado é licenciado segundo fontes da segurança social e estes são os dados oficias sem contar com os vários que não declaram ser desempregados ou ser licenciados.
     A exigência pedida actualmente a um licenciado ou até a um mestrado é nada mais do sair do país onde no passado queriamos exercer entre a nossa familia a nossa profissão agora escolhemos entre a nossa família e a nossa sobrevivência, sendo nos imposta a pergunta será que vale mesmo a pena estudar.
  Mas no entanto eu estudo......

Sem comentários:

Enviar um comentário